terça-feira, 12 de julho de 2011

Educando na cidadania

A Escola tem a função, o dever, é seu papel, é sua função social ensinar. Ensinar o aluno a tomar decisões, a optar. E o que é tomar decisões? Ora nós temos visto ao longo da história  as inversões de papéis na sociedade. Eu me lembro muito bem o quanto meu pai significava para mim quando eu era uma criança e um adolescente. com o passar do tempo nós enquanto sociedade ingressamos em um capitalismo selvagem, que é elitista e obriga os pais a doarem mais tempo a empresa que aos filhos ou família, acaba acontecendo então uma ausência de paradigmas em casa, que o aluno as vezes busca suprir na pessoa do professor. E nós enquanto educadores não podemos nos eximir do fato de que somos a referência, pois é nossa função ensiná-los a tomar decisões, ser lógico e acima de tudo ter ideais.
Ideal é um valor que se constrói, pode ser um ideal partidário, empresarial, ou pode ainda entre tantos outros ser um ideal político, no sentido do entendimento do significado da pólis, na acepção maior dessa palavra. Esse é o motivo que nos mantém lutando por nossos direitos e termos a aceitação de nossos alunos, o detalhe é que nossos alunos também tem ideais nobres. E tendo ideais nobres sabem qual o motivo de nossa luta, sabem que vivemos um momento terrível em nossas vidas, vivemos um momento de tensão sem igual nessa greve que se arrasta já a mais de dois meses, momento de perseguição pelo governo em suas várias formas de representação, seja ele o pretenso secretário de educação (engenheiro sanitarista que entende de ...), seja personificado pela gerente de educação, ou pelos diretores nos telefonam intimidando para a volta as aulas.
Nossa aula de cidadania ainda não terminou, a hombridade ainda é um valor que carregamos, que cultivamos, como diz na canção Testamento de Peão de Wilson Pain, podemos não ter muito dinheiro mas vamos morrer com a razão. 
Portanto que fique claro não será esse governo desgovernado que nos intimidará. 
Se voltarmos será quando o último grevista me pedir para apagar a luz da última reunião do comando de greve de 2011.
Abraços e continuamos firme na luta por uma educação de qualidade para toda a Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário