quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os desafios da educação


Quais são os desafios da educação em Santa Catarina e no Brasil?
Estrutural:
Escolas antigas, sem evolução nas áreas elétrica, informática e hidráulica.
Escolas caindo aos pedaços literalmente, sem a manutenção mais elementar.
Falta acessibilidade as nossas escolas, em Nereu Ramos na Escola Euclides da Cunha a rampa de acesso e toda cheia de irregularidades, no outro acesso são degraus que também não facilitaria a vida de uma pessoa com dificuldade motora, claro que não temos um cadeirante, apenas uma aluna com dificuldade motora leve e que também sofre com essa situação. 
Quando chove muito como aconteceu nos primeiros meses desse ano, o pátio fica todo alagado e com goteiras em todas as salas, e as calhas não suportam.
Depois de 30 anos de solicitação de um ginásio coberto, pois a quadra que existe é toda áspera e sem condições, a mesma foi contruida, porém, a energia depois de 2 anos da costrução do referido ginásio, ainda é o famoso "gato" ou "rabicho" e quando a merendeira liga um liquidificador, exerce uma sobrecarga e cai a anergia em toda a escola e no ginásio, assim ou a cozinheira cozinha ou o professor de educação física ministra sua aula. Essa situação não se verifica apenas em Nereu Ramos, mas também no bairro Santa Luzia na Escola Elza Granzotto.
A Escola Euclides da Cunha é referência no estado na modalidade de tênis de mesa, tudo graças a um professor comprometido na área de Educação Física, o Professor José, que busca parceria financeira com a comunidade local, nas férias vem reformar as mesas quebradas pelo uso, pois se dependesse do estado nossos alunos estariam jogando com uma colher de pau provavelmente.
Os alunas da Escola Euclides da Cunha ganharam prêmios nas áreas da física segundo colocado a nível de Brasil no Ano de 2010, ganharam prêmios na área de literatura com o projeto de contação de história, tudo isso se deve ao trabalho sério dos Professores Dárcio (Física), Patricia (Português), Vera Lúcia (ATP), não porque o estado tenha dado as mínimas condições pois nem biblioteca a escola tem. E todo o professor sabe que a biblioteca é a alma de uma escola.
O banheiro dos professores é dividido com uma lavanderia, causando constrangimento quando as serventes estão realizando algum serviço e precisamos usar o mesmo.
Salas superlotadas, que não obedece ao mínimo estabelecido em lei, como acontece em todo o estado. Aliás um estado que não obedece lei.
E nós professores temos que suportar tudo isso sem falar da questão salarial que ai está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário