quarta-feira, 14 de março de 2012

Recados a Dona Lorita

Sei que muitos professores imbuídos de boas atitudes freqüentam esse espaço público que é esse blog criado com o intuito de melhorar a comunicação no período da greve de 2011, mas que continua a todo o vapor nos informando e orientando. Porém sei também que há um ou mais professores que levam essas informações aos diretores e gerência regional, esses legítimos representantes desse governo que tanto nos tem castigado. Assim lá vai mais algumas críticas a atual gestão Colombo. (levem o recado)
Eu enquanto professor me nego a trabalhar as horas atividades em um espaço que não oferece as mínimas condições de trabalho eficaz.
Como é que se chega a situação de um estado supostamente rico e desenvolvido como Santa Catarina se sujeita na educação a leiloar vagas para professores não qualificados?
Eu respondo a educação virou um bico, há pedreiros dando aula (nada contra a profissão, que é extremamente honrosa), pessoas que matriculam-se conseguem a vaga e não mais freqüentam o curso, pessoas que falsificam diplomas.
Eu estou fazendo minha parte, denunciando.
Na escola que eu trabalho vejo serventes assumindo ou desempenhando funções muito pesadas, tendo que se desdobrar para atender a escola como um todo ganhando um salário miserável e a informação que temos é que não é possível contratar, pois vem ai mais uma terceirização.
Inúmeras situações também na escola em que atuo em que as refeições não são suficientes a todos os alunos, falta merenda escolar, e os rios de dinheiro que seriam para o beneficio das crianças correm pelos ralos criados pelos testas de ferro do Sr. Paulo Bauer e Cia.
Ai me pergunto:  – O que leva um grupo de pessoas a defender um governo tão fraco, que até agora não mostrou a que veio?
Justifico a indagação – inúmeras rebeliões nos presídios, fugas, escolas antigas velhas e com infra-estrutura predial inoperante, sistemas de informação inoperantes e insignificantes. Cadê  o série web que os professores teriam acesso? Cadê os notebooks prometidos aos professores? Como pode um governo como esse admitir que uma secretaria venha para uma web conferência com um decote tão exagerado? Talvez ele acreditasse que a piada da web conferência não funcionasse, assim ninguém iria ver o bronzeado da secretária.
Porque diretores e gerentes de educação foram à rua pedir votos a um deputado que nem autoria tem? Que é capaz de copiar projetos. E nós professores ainda criticamos o plágio de nossos alunos. Que falta uma escola de qualidade fez na vida dessa pessoa. Ah quem diga que ele foi um péssimo aluno e tenha até comprado professores com cestas de natal pra passar no final de ano.
Alguns dias passados eu disse que as secretárias estavam órfãs e agora descobri por que a maioria delas não adere ao movimento. É que a orfandade é apenas temporária, pois D. Elisete Melo continua na ativa e a saída dela foi momentânea apenas pra agradar a classe dos professores que pediam a cabeça da mesma.
Que motivos leva o Sr. Governador a introduzir em suas secretarias representantes das universidades privadas de Santa Catarina?
Qual o motivo do trânsito cada vez maior dentro da Secretaria de Educação, de representantes do Sistema S – SESI, SENAI?
Será a clara intenção de privatizar a educação e entregar os CEDUPs para as escolas técnicas como o SENAI?
Será esse o motivo de não acontecer concurso a 8 anos em nosso estado?
Será que nosso estado está caminhando a passos largos para uma privatização do ensino como o ocorrido no México (Documentário Granitos de Arena) e Chile (Documentário Revolução Pinguilina)
É por essas e por muitas outras situações que não foram elencadas ainda aqui que eu e muitos, mas muitos professores estamos no firme propósito de lutar por uma educação de qualidade para o Estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário