quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Herdeiros da Pampa Pobre

Se nossos alunos escutassem essa com certeza diriam: - Lá vem ele com histórias de nossos pais; pois iria iniciar com: - Lembro como se fosse hoje, quando escutei pela primeira vez a canção – Herdeiros da Pampa Pobre – Composição: de Gaúcho da Fronteira/Vainê Darde canção que naqueles idos gostava de ouvir na voz Engenheiros do Havaí e que hoje se houve imortalizado na voz dos grupos gauchescos e de Osvaldir e Carlos Magrão. Para quem nunca escutou, humildemente sugiro ouvir, pois é uma aula de história política em nosso país. E assim faríamos um retrospecto histórico-político-econômico de nosso Brasil, e entenderíamos como se deu esse processo. Nessa canção o autor diz que se preciso voltaria para a “peleia” para não deixar a seu filho a pampa pobre que herdara de seu pai. Se você for um simplista como o Prates do SBT, diria como muitos que nossos pais nas décadas de 1960, 1970, 1980 eram os responsáveis pela própria pobreza, (em Geografia chamamos esses grupos de Malthusianos ou Neo-Malthusianos), mas eu como bom Reformista (são duas teorias demográficas antagônicas), digo que meus pais e tantos pais daquela época, trabalhadores honrados de chão de fábrica, passavam por necessidades uma vez que existia um partido ou um grupo no Brasil que optaram por manter a imensa maioria da população brasileira na pobreza – Delfin Neto – ministro da economia do governo militar arenista precursor da PDS dizia que primeiro era preciso aumentar o bolo para depois dividir o mesmo. E eu lembro de ver minha família passando por dificuldade durante imensos trinta anos (ditadura militar) esperando esse bolo crescer. E mais 17 anos de 1985 a 2002 com os governos de Sarney, Collor, Itamar e FHC de entrave social e econômico. Durante os períodos da ditadura é importante dizer quem nos espezinhou (isso eu digo com muito desgosto) foi a ARENA, PDS, PSDB, que hoje são representados em Santa Catarina por DEM e PSD, PSDB, PP e PMDB junto de seus aliados partidários.

Talvez você se pergunte o motivo de todo esse retrospecto histórico. É que eu vivi todo esse período de vacas magra, magérrimas. Em minha infância, adolescência e idade adulta a aprendi de meu pai que sempre foi militante de esquerda e ele sabia ser de esquerda.

É verdade falta a ele conhecimento erudito, mas de que adianta tanta erudição sem ética!

Aprendi de meu pai a lutar. E junto com um Brasil de indignados com tanto sofrimento e pobreza, resolvemos mudar esse cenário onde eu costumo dizer que na primeira eleição do PT votamos eu e meu pai, na segunda depois da primeira derrota votamos eu e meu pai, já na terceira cansado de tanto perder votamos eu e meu pai, e mais cansado ainda na quarta eleição majoritária do PT votamos eu, meu pai, e meu filho. E fomos vencedores. É uma história de três gerações e isso se repetiu Brasil afora. Foi ai que subiu ao poder um PT que sim era a melhor e ainda creio é a melhor proposta para o Brasil, quiçá para Santa Catarina e tenho certeza para Jaraguá do Sul. É claro que sabemos que muitas bandeiras que eu também ajudei a erguer foram deixadas de lado em nome da “governabilidade” e a isso nunca me eximi da critica que sempre fiz e nunca vou deixar de fazer. A crítica ajuda a mudar creio eu.

Pois então; voltando a letra da música do Gaúcho da Fronteira não posso deixar para meus filhos e agora netos a Pampa pobre que herdei de meus pais. Assim gostaria de lembrar a cada professor que nos próximos dias virão de novo os filhotes do período da ditadura nos pedir votos, é só olhar a nossa câmara de vereadores ela esta cheia deles, candidatos fisiologistas.

 Fidelidade partidária e fidelidade a conceitos éticos e ilibados ainda creio são os melhores orientadores de nossa consciência. Vamos lembrar que partido esteve ao nosso lado no período mais duro e sofrido do ano passado. E lembrando de novo a canção motivo desse texto – Se for preciso, eu volto a ser caudilho e vamos pelear de novo, pois eu não quero deixar pro meu filho a pampa pobre que herdei de meu pai. Não nos enganemos colegas professores esses FDPs virão de novo fazer política pobre para pobre, como fizeram até agora em Jaraguá do Sul; chega de paternalismo. Não se engane como promessas, quem nos golpeou duramente na greve foram DEM e PSD, PSDB, PP e PMDB. Você vai votar em candidatos desses partidos? Lembre de quem esteve ao nosso lado tanto a nível local quanto estadual, foi o PT.

Um comentário: