domingo, 6 de novembro de 2011

O que me preocupa

E o ano se perdeu, é triste observarmos, mas é exatamente isso que ouvimos nos corredores de nossas escolas. Que motivo me leva a dizer isso nesse blog? O fato de viver essa situação.Nos últimos dias temos realizados aos sábados, domingos e feriados a “reposição de aulas”, estamos repondo os dias parados em função da greve. Mas de fato existe a reposição das aulas dos dias parados? Respondo: não de fato não existe reposição das aulas perdidas, pode até haver reposição dos dias parados, mas não reposição das aulas. Quem é o culpado? Eu não diria que existe um culpado, mas vários culpados, e vou enumerá-los, juntamente com uma pretensa justificativa.
1 – O governo, na pessoa de Raimundo Colombo, que com sua intransigência, ingerência, falta de vislumbre do futuro, herdou de seu antecessor uma greve anunciada a mais de dois anos. Um governo sem governo, que havia prometido quando da época de sua eleição colocar técnicos em cada área da administração dos serviços a população e não cumpriu com a palavra, aliás essa foi a tônica de sua administração, não cumprir com aquilo que prometeu. Só pra ter uma idéia, na educação ele colocou um engenheiro sanitarista, talvez para vir fazer merda na educação, desculpe caro leitor o termo chulo.
2 – O Sindicato, que ficou entre a pelegagem e a chinelagem total, quando não manteve a postura de defesa da categoria, quando não ouviu a base que estava disposta a endurecer com as atitudes do governo, quando foi partidarista e deixou que determinada Senadora viesse aqui e vendesse nossa greve, quando sem consulta a base muda local de assembléia para tentar manipular resultados.
3 – Os políticos, que em sua maioria não sabe a etimologia dessa palavra, que vem do radical grego "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), muitos de nossos deputados não sabem nem o que significa etimologia, quanto a etimologia de uma palavra. E ainda são indicados para presidirem a comissão de educação. Não sabem que sua candidatura pertence ao povo e nesse caso entenda-se povo como os alunos e a comunidade escolar como um todo, que ficou dois meses sem aula por falta de postura desses que deveriam legislar pelo bem comum e não o fazem, mas advogam em causa própria já pensando na próxima eleição, não gostaria de pensar que muitos de meus colegas professores vão entrar nesse barco e remar para o lado do poder.
4 – A comunidade escolar, que inerte a tudo o que acontecia, aceitava a fala da mídia e acreditava que aquela era a verdade, e quando tomou uma atitude numa dita associação de pais pressionou os professores que já cansados dos tratamentos dispensados pelo governo e representantes sindicais acabaram voltando a sala sem muitos ganhos.
5 – As SDRs as Secretarias de desenvolvimento local, quando não se posicionou pelo que é justo e correto de acordo com a lei, nós professores só queríamos ver cumprido aquilo que estava estipulado em lei. Mas os gerentes de educação não tomaram postura, nem defenderam a luta pelo melhor para a comunidade escolar, pois foram e são na verdade Lobo Mau vestidos de Vovózinha, ao bom entendedor meia palavra basta, e vai entender o trocadilho.   
6 – Os professores; não podemos nos eximir de nossa culpa, mas entendam nesse momento de minha fala e não me entendam mal, mas penso que somos também culpados quando levamos tanto tempo para nos posicionar contrário a esses dois governos que se sucederam e que no total vão durar 12 anos, serão no final 12 longos anos de opressão e não avanço na categoria dos profissionais da educação. Sugiro que façamos um ato de repúdio na próxima eleição, boicotando esses que nos traíram em momento tão crucial de nossa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário